Saímos bem cedo de Madri, às 4 horas, para pegar o voo da TAP para Lisboa. Voo de 1 hora, super tranquilo e sereno, porém a chegada foi tensa... desembarque normal, e ...onde estão as malas? Chegou outro voo da Guine e lotou o terminal de bagagens e para completar a esteira estragou e as malas trancaram... Após 1 hora (será que estamos no Brasil?), conseguimos retirar as malas, para nossa alegria todas as malas desembarcaram perfeitas! Não perdemos nenhuma.
A nossa guia portuguesa, a Andréia nos aguardava com um ônibus moderno e com ar condicionado potente. Saímos do aeroporto direto para um city tour de reconhecimento.
Portugal lembra fado, pastel de nata, Nossa Senhora de Fátima, as navegações e o nosso começo. A nossa história começa em Portugal. É um dos mais antigos países da Europa e tem o turismo em alta.
A capital fica na margem norte do estuário do Tejo, tem uma arquitetura peculiar de ruas estreitas, casas antigas e prédios com azulejos, é repleta de ladeiras.
A primeira parada foi no Mosteiro dos Jerônimos (ou Mosteiro de Santa Maria de Belém); é um antigo mosteiro português
da Ordem de São Jerônimo. Situa-se na freguesia
de Belém, na cidade e concelho de Lisboa, perto do estuário do Rio Tejo
|
Mosteiro dos Jerônimos |
É uma magnifica construção do séc. 16, encomendada por ordem de D. Manuel I. Grande parte seguiu o estilo arquitetônico português, conhecido como manuelino. Repleto de referências ao período dos descobrimentos, abriga os restos mortais de Camões, Vasco da Gama e Fernando Pessoa.
|
Mosteiro dos Jerônimos |
|
Interior do Mosteiro |
As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Lisboa foram do Madri de A a Z, Luis Fernando Araújo, 2009.