segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Museu Dom Diogo de Souza - Bagé


Novamente na estrada, desta vez ficamos 10 dias em pausa...
O roteiro incluíu  Bagé, Aceguá, Rivera e Cachoeira. Fiquei encantada com o desenvolvimento da cidade de Bagé e de como o povo é hospitaleiro. Uma das riquezas da cidade  é a sua arquitetura. Na área urbana, antigos casarões, a maioria construídos no século XIX e início do XX, são referência de uma época em que os fazendeiros detinham o controle econômico e político na região. Estes prédios fazem parte da história e da cultura da cidade e merecem ser visitados. Vou mostrar alguns.



Este prédio pertenceu a Sociedade Portuguesa de Beneficência, foi um Hospital e hoje funciona o Museu Dom Diogo de Souza. Foi inaugurado em 27 de novembro de 1878. Observando os detalhes  lembra o Palácio de Queluz, em Portugal, onde nasceu e morreu D.PedroI.



O prédio tem muito da arquitetura colonial, principalmente nas janelas, já na sua fachada é clássico, como as colunas de capitel, nas conchas que ornamentam a parte superior das janelas, e tem influências barrocas no portão de entrada.

As construções demoravam e as dificuldades financeiras contribuíram para esta estética eclética (mistura de estilos). Pena que não deixam fotografar a parte interna, então aconselho a visita, vale a pena.
O Museu tem uma lojinha na recepção com objetos com imagens do museu como: agendas, postais, cadernos de endereços, etc. E mais cobra ingresso de 3 reais, achei o máximo!!!!

Endereço: Rua Emilio Guilayn, 759

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs