fonte com Anjinho |
Já foi denominada, no passado, como Largo do Conde, Praça do Portão, Praça do Mercado, Praça Voluntários da Pátria, Praça do Jardim; e desde 1938 passou a chamar-se Praça Gaspar Silveira Martins.
Silveira Martins era uruguaio, de Acegua e foi um político muito polêmico, era conhecido como o "Sansão do Império" ou "Demóstenes do Pampa". Faleceu em Montevidéo, no dia 23 de julho de 1901, seus restos mortais foram trazidos para Bagé e colocados na Catedral de São Sebastião no dia 03 de dezembro de 1920.
Esta praça é uma das mais lindas de Bagé, conta com um Coreto e excelente área de lazer.
fonte com Anjinho |
Em 1908, foram trazidos do Rio de Janeiro dois anjinhos e foram colocados no centro da praça, serviam como chafariz, hoje desativado. Na foto o anjinho aparece atrás anjas!
Coreto Municipal |
Serviu de palco para bandas municipais e comícios de importantes políticos, entre eles os ex-presidentes Jânio Quadros e Juscelino Kubistchek.
vista da Praça Silveira Martins |
Este é o Coreto Municipal, foi inaugurado em 15 de novembro de 1927 (data comemorativa à Proclamação da República). Sua construção foi obra do engenho civil Lincoln Proença Borralho, Secretário de Obras Públicas na administração de Carlos Mangabeira.
Ao fundo Palacete da Intendência Municipal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário