A cidade do Vaticano, capital da Igreja Católica, é o menor Estado independente do mundo, com 430 mil metros quadrados e é cercado por muralhas altas.. Fica dentro de Roma. Surgiu em 11 de fevereiro de 1929, com o Tratado de Laterano. Seu governante maior é o Papa. E como Estado independente o Vaticano cunha sua própria moeda, tem sua própria guarda (guarda suíça), língua oficial é o italiano e o latim, tem correio, banco, sistema judiciário, rádio, lojas, um jornal diário e estação de trem.
Os jardins dos Museus do Vaticano são abertos para visitação, e se chama Cordile della Pigna. Já os jardins do Vaticano ficam ao lado dos Museus e constituem um terço do território do Vaticano.
A nossa visita teve início pela Cordile della Pigna , um grande pátio interno, onde nossa guia nos deu algumas explicações gerais antes de passarmos aos Museus do Vaticano.
O Cortile della Pigna |
O Cortile della Pigna é uma pinha de bronze que foi retirada de uma fonte antiga romana, hoje fica na entrada da antiga Basílica de São Pedro.
O espaço hoje ocupado pelo Jardim da Pinha ( O Cortile della Pigna), foi concebido em 1506 pelo arquiteto Donato Bramante, por ordem de Júlio II,
para ligar o Palácio
de Inocêncio à Capela Sistina. Inicialmente, o pátio foi dividido em
patamares ligados por enormes escadarias. No extremo norte havia sido previsto um grande nicho para concluir o ponto de fuga, que hoje abriga a pinha, dando nome
ao Cortile,
idealizado em 1565 pelo arquiteto Pirro Ligorio.
Pátio gramado |
sfera con sfera, obra de Pomodoro |
Obra de arte de Arnaldo Pomodoro, artista italiano. "A
esfera dentro da esfera" em Cortile della Pigna. E gira, na imagem a nossa guia colocando a esfera a girar.
Jardim muito agradável e prepara para o início da visita aos Museus do Vaticano.
Créditos
As Fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Roma foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo, e do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário