quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Frida vai as compras: Amsterdam - esgotada




Esgotada

Modelito disponível, pronto para sair por aí!!!



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Amsterdam - Veneza do Norte


A Holanda é um país que aumentou sua área roubando-a do Oceano Atlântico. Diques e sistemas de drenagem possibilitaram aos holandeses viverem abaixo do nível do mar, num território sem morros e montanhas.



Capital da Holanda com 750 mil habitantes, Amsterdam é a lendária cidade dos canais, são 165. Cada agrupamento de quarteirões é uma ilhota ligada a outra por pontes, são 1.281 no total.








passeios de barco pelos canais

Circular de barco pelos canais é uma forma diferente de conhecer Amsterdam. Em geral partem do canal em frente à estação de trem e passam pelos principais pontos turísticos da cidade. Existem ainda passeios mais alternativos, como passeios noturnos ao som de uma banda de jazz ou por canais fora de Amsterdam.

cidade das bicicletas, estão em toda parte





A cidade possuí uma linha de metrô que liga a estação com o subúrbio. 


estação do metrô em frente ao nosso hotel



a bicicleta é um dos ícones holandeses.
A área central de Amsterdam é constituída de canais e a estação central (Centraal Station) é por onde passam quase todas as linhas de tram.


O ideal é caminhar por Amsterdam e, com tempo deixar-se perder por seus canais. É uma delicia ver as casinhas características da cidade, suas ruas estreitas. lojinhas, brechós, galerias, mercados de rua, bares e pequenos restaurantes...


Tram e ao fundo a Centraal Station

O tram é um simpático e moderno bonde, suas linhas servem toda a área central, e a viagem é muito agradável. A estação de trem é do século 19,  tem uma belíssima fachada e é muito visitada.


Centraal Station

O coração histórico da cidade, a Dam Square, a praça, com a Catedral e a antiga prefeitura.


um dos canais



eu, a bicicleta, e o canal.


A bicicleta é o meio de transporte mais usado na Holanda. Em Amsterdam deve ter em torno de 400 mil bicicletas, uma para cada dois habitantes. As ciclovias são marcadas no chão com tinta branca.



nosso grupo jantando em Amsterdam


Há restaurantes italianos, gregos, mexicanos, brasileiros e até argentinos, ao redor da Dam e Rembrandtplein onde há boas pizzarias também.


Créditos

As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Amsterdam foram do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Köln para os alemães e Colônia para nós.



A imponente Catedral, com a estação de trens ao lado, é o ponto de referência e ao seu redor estão as atrações de Colônia.  O rio Reno divide a cidade, mas os maiores atrativos estão de um lado só. A cidade tem 1 milhão de habitantes e mais de dois mil anos de história.


Colônia é conhecida por sua catedral gótica, a mais popular da Alemanha e uma das mais famosas da Europa.

Eu curtindo o Dom de Colônia


A Catedral de Colônia, ou Dom, abre diariamente das 6h até às 19h30, e a torre das  9h às 16h (até 18h no verão). Entrada gratuita para a Catedral, mas para a Torre custa 4 euros e combinado com a câmara do tesouro fica por 5 euros. Há tours de 45 min, em inglês por 5 euros.


É a construção mais alta da cidade, com 144m de altura, como também é a maior catedral da Alemanha.



Visita imperdível

Atrás do altar está uma imensa urna que guarda, supostamente, as relíquias sagradas dos Três Reis Magos, desde 1146. Vale olhar com atenção os vitrais, os mosaicos no chão e o sino, que, dizem é o maior do mundo.

Eu acendendo mais uma vela...

Visitamos Colônia em um domingo, a maioria das lojas estavam fechadas.

O comércio, em geral, está concentrado nas ruas ao redor da Dom, principalmente na Hohestrasse. A  rua Hohestrasse, sai de trás da Catedral e concentra o movimento, com muitas lojas. Dá para visitar tudo a pé.


Pela Marzellenstrasse, perto do Dom e da estação, seguindo em direção à Ebertplatz existem muitos restaurantes, inclusive de comida árabe e kebabs.
Sopa de carne, delícia!

Créditos

As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Colônia são do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Gramado no verão



Sempre se pensa em Gramado no inverno, no frio, mas...é uma delícia no verão. Dia de temperatura agradável, sem turistas (alguns poucos), sem eventos...
 

Buda em frente a loja Mãos do Mundo


Restaurante com decoração bem diferente

Passeio no Lago Negro


Passeio Fumacinha, vale a pena

Igreja de pedra em Canela.

Minha lista de blogs