Indo a Paris, tem de visitar o Museu do Louvre, que possui um dos maiores e mais importantes acervos de arte do mundo, com mais de 35 mil obras de arte.
Visitar este museu pode ser frustante ou simplesmente exaustivo: seria preciso uma vida inteira para ver tudo.Nem tente. Depois de 3 ou 4 horas numa mesma visita, tudo começa a parecer igual.
Então é importante ser seletivo, escolher bem o que quer ver. Melhor selecionar algumas áreas ou períodos, por exemplo arte europeia, asiática, antiguidades egípcias, romanas, gregas e etruscas, esculturas, gravuras, objetos de arte, etc.
Entramos pela Rue de Rivoli, primeiro almoçamos calmamente (o Museu tem ótimos restaurantes), escolhemos um com cardápio espanhol, e depois com a ajuda do nosso guia português, Mário começamos a visita.
de cara com uma das pirâmides |
Eu e a pirâmide |
Minha irmã descansando sentada na base da pirâmide |
Hermafrodita dormindo |
Hermafrodita dormindo. É uma cópia Romana da Era Imperial de um original grego, foi adquirido em 1807 pelo museu.
Hermafrodita, escultura de 1619, por Gialorenzo Bernini |
A inigualável Vênus de Milo, século II a. C., encontrada em 1820 na ilha grega de Milo.
A Vitória alada de Samotrácia,190 a.C., posicionada para alçar voo.
Quadro A coroação de Napoleão e Josefina, de Jacques-Louis David.
Minha imagem ficou péssima, então busquei na internet |
O Retrato de Mona Lisa, também chamado de La Gioconda, de Leonardo da Vinci, que em 2005 mudou de sala e ganhou melhor iluminação, climatização e segurança. Sempre pensei que este quadro fosse maior, é pequeno e dificil de fotografar, sempre tem muita gente na frente.
Um dos acréscimos mais recentes ao Louvre é a pirâmide de vidro na entrada, do arquiteto Ieoh Ming Pei (1989).
O complexo que abriga o museu foi originalmente um pavilhão de caça do século XII; mais tarde, tornou-se uma residência real e foi aprimorado e ampliado e convertido em palácio no século XVI e transformou-se em museu em 1793.
François I substituiu a torre central por uma construção em estilo renascentista e deu inicio às coleções do Louvre com 12 obras de arte italianas roubadas, entre elas a icônica Mona Lisa.
Luís XIV, acrescentou outras obras de Leonardo de Vinci, Rafael e Ticiano.
E Napoleão encheu o palácio de obras de arte saqueadas durante seus anos vitoriosos.
Créditos
As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Paris foram do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis e do Guia França/AA Publishing, Publifolha, 2012.
Consulta de dados sobre Paris foram do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis e do Guia França/AA Publishing, Publifolha, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário