Construído durante o reinado de Luis XIV, no século 17, o Palácio de Versalhes é o símbolo supremo do absolutismo europeu.
pena o dedo no canto da foto... |
Este Palácio monumental fica a 23km a sudoeste de Paris e é uma atração obrigatória para todo o turista.
E tudo isso se deve ao Rei Sol, cujo gosto extravagante, paixão pela autoglorificação e determinação de projetar o poder absoluto da monarquia francesa em seu próprio país e fora dele resultaram na criação de um dos grandes tesouros da França.
O Palácio foi projetado para abrigar 20 mil cortesãos.
O rei convocou os maiores artistas e artesãos da época: os arquitetos Louis LeVau e Jules Hardouin-Mansart planejaram as construções, Charles Le Brun desenhou o interior.
Tetos com pinturas lindas |
A construção levou 50 anos e, como não se economizou em nada, ela teve efeito devastador sobre as finanças do reino.
O Palácio se tornou o centro do poder político na França e foi sede da corte real de 1682 até 1789, quando turbas revolucionárias massacraram a guarda palaciana e prenderam os odiados rei Luis XVI e Maria Antonieta, arrastando-os a Paris e a guilhotina.
O vasto complexo do Palácio se divide em 4 partes principais - o Palácio propriamente dito, com suas inúmeras alas, salões suntuosos e câmaras (apenas algumas partes ficam abertas ao público), os extensos jardins e dois Châteaux menores usados como casas de hospedes reais - o Grand Trianon e o Petit Trianon.
Quarto da Rainha |
São 2.153 janelas,67 escadas,352 chaminés, 700 quartos e 1.250 lareiras, que abrigaram a realeza francesa durante dois séculos.
Nós na entrada do Palácio |
Olhem as flores. |
O paisagista André Le Nôtre criou os 100 hectares de jardins.
A visita ao parque e aos jardins é gratuita.
Nosso grupo |
Canteiros floridos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário