Continuamos rumo a Salzburgo. A cada 3 horas de viagem se materializa um paradouro, muito limpo e com comidinha gostosa, além é claro de uma lojinha com mil coisinhas típicas da região. Isto por que a legislação não permite que o motorista dirija horas e horas sem parar...
Paradouro (um dos muitos que paramos pelo caminho) |
Altstadt ou Centro histórico |
Muitas lojas no centro histórico |
Salzburgo é a capital da música clássica, fica próxima à fronteira da Alemanha, com 145 mil habitantes, é a cidade natal de Mozart e também da família Von Trapp - dois ícones turísticos.
A cidade é dividida ao meio pelo rio Salzach. De um lado a cidade nova, com o jardim Mirabel; do outro, as principais atrações históricas, junto aos penhascos do Monschsberg.
A Linzer Gasse é a sua rua comercial mais importante da cidade nova, e a Getreidegasse é seu calçadão.
Como toda cidade histórica deve ser visitada a pé.
Residenzplatz, praça centro histórico de Salzburgo |
A cidade está entre os lugares mais movimentados da Europa durante todo o ano.
As imagens representam a profissão do morador ou o negócio da loja. São lindas, não resisti e fotografei algumas.
Fonte Residenzbrunnen |
Residenzbrunnen é a maior fonte barroca da Europa Central foi construída entre 1556 e 1661 sob o governo do príncipe Dom Guidobald von Thun. O material utilizado é mármore do Monte Untersberg . Os artistas responsáveis foram Tommaso di Garona e Antonio Dario.
A fonte é dividida assim: a base é formada por quatro cavalos-marinhos que cercam uma pedra central coberta por animais marinhos e plantas; sob a pedra estão quatro homens que, por sua vez carregam uma bacia . Nesta bacia, estão três golfinhos que carregam uma bacia menor onde Triton está segurando a concha de um caracol na parte superior.
Praça Kapitelplatz, Arte e cultura |
A esfera dourada é uma obra de Stephan Balkenhol e faz parte do esforço da Fundação de Salzburgo para adicionar um pouco de arte contemporânea ao seu museu ao ar livre na praça Kapitelplatz.
Dom Salzburger |
A Catedral fica na Domplatz 1. Entrada gratuita. Foi construída entre 767-774, reconstruída em 1167, e bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Tem três portas de bronze simbolizando esperança, fé e caridade.
Livraria mais antiga da Áustria, Buchhandlung Hollrigl. |
Eu prefiro comprar livros em livrarias pequenas, mas bem abastecidas, como esta. É a livraria mais antiga da Áustria trabalha com livros técnicos e literatura em geral. Eles também têm alguns livros de língua estrangeira no estoque. Além disso, vendem partituras e oferecem consultoria especializada. Pena que não entrei...fiquei com medo de ter de comprar outra mala!
Mapa de Salzburgo, imagem da internet |
Visitando a Fortaleza |
Festung Hohensalzburg fica na Monchsberg 34. Abre diariamente, entrada para a fortaleza e museus com audioguia 7,40 euros, subindo a pé; ou 10,50 euros com o funicular. Esta fortaleza é uma das maiores atrações de Salzburgo, começou a ser construída no século 11 e continuou sendo alterada até o século 17. É o único forte medieval da Europa Central que se manteve intacto até hoje. Inclui museu com sala de tortura, canhões e toda a parafernália de um castelo. Ah, e tem uma vista imperdível da cidade.
Aproveitando a vista da cidade a partir da muralha da Fortaleza |
Hotel Radisson Blu onde ficamos |
Lobby e recepção do hotel |
Quarto que ficamos, muito confortável |
Créditos
As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Imagens da Internet
Imagens da Internet
Consulta de dados sobre Salzurgo foram do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis e do site: www.visit-salzburg.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário