A Ponte Vecchio, a mais antiga ponte remanescente da cidade, foi construída em 1345, no mesmo local onde já haviam sido erguidas várias pontes e passagens desde a época dos romanos.
Foi projetada pelo aluno de Giotto, Taddeo Gaddi, inicialmente ocupadas por ferreiros, açougueiros e curtidores (que jogavam o lixo no rio).Desagradando a vizinhança por causa do barulho e do cheiro ruim, acabaram sendo expulsos pelo duque Fernando I em 1593 e substituídos por joalheiros e ourives.
O Corredor Vasariano acompanha a ponte, passando por cima das lojas. Foi projetado em 1565 por Giorgio Vasari para permitir que a família Medici circulasse entre suas residências sem ter de se misturar ao povo.
Esta foi a única ponte da cidade que escapou da destruição da Segunda Guerra e continua atraindo turistas tanto pela vista, como por seus antiquários e joalherias.
Créditos
As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Firenze são do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo, e do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário