Galleria degli Uffizi foi construída por Vassari, é o maior museu da Itália e abriga o mais importante acervo renascentista italiano e muitas outras obras colecionadas pelos Medici. Inclui pinturas dos séculos 13 ao 18 dos maiores mestres do período.
A Ufizzi foi construída entre 1560-80 para abrigar os escritórios (uffici) do duque Cosimo. No século 19, a coleção foi dividida: objetos antigos foram para o museu arqueológico e as esculturas para o Bargello, deixando para a Uffizi um acervo de pinturas. Além das pinturas renascentistas italianas, o museu oferece a oportunidade de conhecer obras-primas de países como Holanda, Espanha e Alemanha. A coleção, acumulada ao longo dos séculos pelos Medici, foi levada pela primeira vez para a Uffizi em 1581, e finalmente legada ao povo florentino por Anna Maria Lodovica, a última representante da família.
Como há filas, sempre há filas de 2h a 3h de espera, não o visitei desta vez. Mas pretendo retornar a Firenzie e visita-lo novamente. A Uffizi abre de terça a domingo, das 8h15 às 18h35, entrada 11 euros.
Este é o meu favorito, imagem da internet |
O Nascimento de Vênus (c.1485), Botticelli. Mostra a deusa do amor ao lado de Zéfiro, deus do vento oeste, que a sopra para a margem numa meia concha. O mito pode simbolizar a criação da beleza pela fertilização divina da matéria.
O Duque e a Duquesa de Urbino (1465-70), de Piero della Francesca |
O Duque e a Duquesa de Urbino (c.1465-70). Os retratos de Federico da Montefeltro e de sua mulher Battista Sforza foram pintados por Piero della Francesca após a morte de Battista aos 26 anos. O pintor provavelmente se baseou em sua máscara mortuária.
Madona com Pintassilgo (1506), de Rafael |
Primavera (1480), de Sandro Botticelli. |
As pinturas ficam em salas dispostas nos corredores em ordem cronológica, revelando o desenvolvimento da arte florentina, do Gótico até depois do Alto Renascimento. Abaixo está o guia do museu para facilitar a visita, principalmente quando não se tem tempo para ver tudo.
imagem da internet |
Créditos
As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
As fotos dos quadros são da internet.
As fotos dos quadros são da internet.
Consulta de dados sobre Firenze foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo, e do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário