domingo, 16 de outubro de 2011

Praça Silveira Martins em Bagé

fonte com Anjinho


Já foi denominada, no passado, como Largo do Conde, Praça do Portão, Praça do Mercado, Praça Voluntários da Pátria, Praça do Jardim; e desde 1938 passou a chamar-se Praça Gaspar Silveira Martins.



Silveira Martins era uruguaio, de Acegua e foi um político muito polêmico, era conhecido como o "Sansão do Império" ou "Demóstenes do Pampa". Faleceu em Montevidéo, no dia 23 de julho de 1901, seus restos mortais foram trazidos para Bagé e colocados na Catedral de São Sebastião no dia 03 de dezembro de 1920.



Esta praça é uma das mais lindas de Bagé, conta com um Coreto e excelente área de lazer.



fonte com Anjinho


Em 1908, foram trazidos do Rio de Janeiro dois anjinhos e foram colocados no centro da praça, serviam como chafariz, hoje desativado. Na foto o anjinho aparece atrás anjas!



Coreto Municipal


Serviu de palco para bandas municipais e comícios de importantes políticos, entre eles os ex-presidentes Jânio Quadros e Juscelino Kubistchek.


vista da Praça Silveira Martins


Este é o Coreto Municipal, foi inaugurado em 15 de novembro de 1927 (data comemorativa à Proclamação da República). Sua construção foi obra do engenho civil Lincoln Proença Borralho, Secretário de Obras Públicas na administração de Carlos Mangabeira.

Ao fundo Palacete da Intendência Municipal

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs