segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Frankfurt am Main: a Manhattan alemã

Vista da janela do Hotel Holiday Inn


Com 690 mil habitantes, Frankfurt, na Alemanha, preserva o ar de cidade grande e se destaca por ter um grande pólo cultural e artístico. Bombardeada na Segunda Guerra Mundial, teve parte reconstruída.



Römer Platz 

As primeiras informações que se tem sobre Frankfurt é que ela é a capital financeira do continente europeu.O título foi conquistado por causa das mais de 300 instituições bancárias espalhadas nos enormes arranha-céus que tomaram conta da cidade.Mas nem precisa uma caminhada muito longa pelo local para descobrir que a cidade tem outras características que todo o turista procura encontrar: um fervilhante pólo cultural e artístico, povo miscigenado e amigável, arquitetura eclética (da clássica à moderna) e, de quebra, uma cidade limpa, organizada e segura.





No centro antigo, algumas poucas construções foram preservadas e outras reconstruídas com a arquitetura clássica. Esse contraste entre o novo e o antigo é outro ponto alto da cidade e um detalhe que a deixa ainda mais bela.É possível perceber isso em uma caminhada mais atenta do centro da cidade até a Frankfurt Velha, quando as ruas passam a ser mais estreitas e algumas delas são reservadas apenas para a passagem de pedestres.


Isabel, Linda e eu
Meu sobrinho e família estão morando na Alemanha, a 30 kms de Heidelberg. Então nos encontramos em Frankfurt e foi uma noite muito agradável, muita conversa e uma janta muito gostosa regada a cerveja de cereal. Mas eu aguentei firme apesar da gripe ter voltado...


Eu, Isabel, Linda, Sonia e Emiliano na Römer Platz

Nós de novo

Sonia e eu em um restaurante típico, delicia de jantar
Römer Platz

Römer Platz, na nossa língua, significa Praça dos Romanos, nome dado ao povo que fundou a cidade em 3 d.C. Na Römer Platz, o turista vê a reprodução local de construções à época de seus primeiros habitantes, como a maior parte das construções do centro velho, já que a cidade foi quase completamente bombardeada durante a guerra. 

Aeroporto de Frankfurt, imagem da internet

Não usamos o aeroporto pois tínhamos um ônibus a disposição mas passamos por ele e realmente é monumental, conta com um rigoroso sistema de segurança, talvez acima da média (segundo o nosso guia espanhol). É o segundo maior aeroporto europeu e um dos maiores do mundo.




Ficamos no Hotel Holiday Inn Frankfurt City South.  Ótimo hotel, muito confortável, pena que ficamos apenas uma noite. Gostaria de ter ficado mais um dia na cidade, fica para a próxima vez.





mapa da cidade, imagem da internet


Créditos


As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.


Nenhum comentário:

Minha lista de blogs