terça-feira, 4 de setembro de 2012

Assisi, Italy


O meu último dia em Roma foi perdido, no meio de um passeio (dia livre), comecei a passar mal, dor de cabeça, cansaço, calor, indisposição geral. No meio da tarde voltamos para o hotel, de taxi. Vexame total! Perder um dia da viagem por conta do começo de uma gripe...ninguém merece: primeiro o pé, depois gripe, é muito azar. Pobre da minha irmã que voltou para o hotel e ficou  preocupada comigo. 

No dia seguinte partimos rumo a Assisi, uma linda cidade medieval, com ruas repletas de gerânios e piazze com fontes, que herdou o legado de São Francisco (1181-1226), que está sepultado na Basílica de São Francisco.


local onde os ônibus ficam estacionados

Para evitar danos ao patrimônio histórico, o acesso de veículos à cidade é controlado. Ônibus turísticos e carros de não moradores precisam estacionar fora da cidade em áreas demarcadas.



A cidade é cercada, em alguns trechos, por uma muralha medieval e tem oito portões de acesso. Este é um deles.

Já do lado de dentro dos portões

Religiosidade, arte e história fazem da visita a Assisi, pequena cidade medieval, um passeio emocionante.




Caminhar entre as construções históricas feitas de pedra é muito agradável, nem dá para cansar, por que paramos para admirar as construções e lojinhas...


A cidade surgiu com a civilização Etrusca, depois vieram os romanos que lhe deram o nome de Asisium.



Mas foi São Francisco de Assis que tornou esta cidade conhecida em todo o mundo. Ele nasceu , em 1181, filho de um rico comerciante. Cresceu cercado de luxo e conforto. A mudança na sua vida aconteceu após uma visão, quando Deus lhe pediu para reconstruir uma antiga igreja abandonada. Fez voto de pobreza e assumiu o compromisso de dedicar sua vida à caridade.


A cidade sofreu muito com o terremoto de 1997, mas o trabalho de restauração andou rápido e foi concluído em dois anos.



Basílica de Santa Clara




Clara passou sua vida seguindo os passos e ensinamentos de São Francisco. Morreu na noite de 11 de agosto de 1253 e foi canonizada em 15 de agosto de 1255.
A Basílica tem uma fachada gótica como a Basílica de São Francisco.
O interior da igreja, também  em estilo gótico, não apresenta muitos ornamentos, mas é de uma solenidade contagiante. Além de relíquias de Clara e Assis, como roupas e mechas de cabelo, a igreja exibe também a famosa cruz de onde o Cristo haveria aparecido a São Francisco, iniciando sua vocação religiosa.





vestes do Santo estão na Basílica de Santa Clara





Piazza Del Comune

Na Piazza Del Comune, a principal praça de Assisi, destaca-se o Templo de Minerva, com a fachada quase intacta de um templo romano da época de Augusto.
A Piazza Del Comune  foi palco de inúmeros episódios da vida de Francisco. 

Templo de Minerva a direita


Continuando a caminhada ...




Lembranças e souvenires são encontrados com facilidade em inúmeras lojinhas e ruas da cidade, repletas de artesões e artistas, que oferecem grande variedade de artigos com temas religiosos e também artigos típicos da Umbria.


Toda cidade é um labirinto de estreitas e sinuosas ruas.


Basílica de São Francisco
pinturas no interior da Basílica


A Basílica começou a ser construída em 1228 (mais ou menos). A idéia era construir uma igreja com o conceito de humildade de São Francisco, mas também uma igreja que pudesse alojar muitos visitantes. No fim a igreja construída ficou majestosa, linda, com muitas pinturas que mostram a visa Jesus e principalmente, o lugar onde os restos mortais de São Francisco de Assis estão.


Restos mortais do Santo estão embaixo do altar principal




A Basílica é composta de duas igrejas, construídas uma sobre a outra. A inferior foi construída entre 1128 e 1130. A igreja superior foi construída entre 1230 e 1253 e tem afrescos de Giotto ilustrando passagens da vida do Santo.



Assisi é um lugar lindo, com muita história... São Francisco foi o Santo dos pobres, viveu como pobre e morreu como pobre. Mas tinha uma alma rica do espírito de Deus. Deixou um legado que é seguido por muitos até os dias de hoje.


O centro histórico é formado por construções feitas em pedra e algumas são residências, outras estabelecimentos comerciais, restaurantes, hotéis, etc..






A cidade está sobre as colinas do Monte Subasio, cerca de 420m acima do mar.






No local onde os ônibus param o comércio informal impera...e os africanos estão em toda a parte vendendo as famosas bolsas falsificadas.


Créditos


As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
A imagem do corpo de Santa Clara é da internet.
Consulta de dados sobre Assisi foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs