terça-feira, 11 de setembro de 2012

Firenze - capital da Toscana

Nossa guia italiana, que falou em português, durante o nosso city tour.

Firenze tem 450 mil habitantes, e é a capital da Toscana. Foi o berço do Renascimento, sob o domínio da família Médici que financiou gênios como Dante, Michelangelo, da Vinci, Botticelli, Donatello, Maquiavel, Brunelleschi, entre outros. Enfim Firenze é uma das principais cidades artísticas do mundo. 



A cidade surgiu como uma colônia romana em 59 a.C. No século 13, um ativo comércio de lãs e tecidos, apoiado por um poderoso setor bancário, tornou Firenze um dos centros mais importantes da Itália. O controle politico pertenceu a famílias nobres, sendo a mais influente a dos Médici, uma dinastia de banqueiros extremamente rica. Dominaram a cidade e a Toscana por três séculos. Nesse período, a cidade foi o coração cultural e intelectual da Europa.





Os curtumes toscanos são renomados e não há lugar melhor para comprar sapatos, bolsas e artigos de couro. Outra dica de suvenires são os papeis de carta feitos a mão, e claro que ao andar por suas ruas medievais, se encontra todos os grandes nomes da moda e da joalheria italiana, o difícil é escolher...



Diz a lenda que ao passar a mão no Porcelino traz  sorte.

Mercato del Porcelino, é um pequeno mercado ao ar livre localizado no coração de Florença onde se podem encontrar sobretudo produtos de couro - malas, carteiras, casacos. É também um excelente local para levar um souvenir desta cidade. Mas este mercado é famoso pela estátua do Porcelino, um javali de bronze que ali está refastelado e a quem todos querem passar a mão. Dizem que dá sorte.



Porcelino - Javali da sorte

Mercato del Porcelino


Feira di San Lorenzo
 Este é outro mercado popular e vale a visita, mas tem de caminhar e barganhar! Ah, cuidado com os artigos falsificados, mas se encontra artigos de oficinas de artesãos e de empresas familiares.



Firenze tem um centro histórico bem compacto; as distâncias dão pequenas e como o tráfego é restrito, o melhor é percorrer a pé.

Obras e buracos também acontecem em Firenze...



Grande parte da cidade foi reconstruída durante o Renascimento, mas a região leste da cidade conserva o ar medieval, com seu labirinto de ruelas.




Ao andar pelas ruas da cidade tem de estar atento aos portões, eles escondem prédios maravilhosos como este acima.





Um marco de sua história foi a enchente de 1966: o rio Arno transbordou e causou sérios danos a cidade.



Créditos


As Fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Firenze foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo, e do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.


Nenhum comentário:

Minha lista de blogs