sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Innsbruck, Áustria

Saímos de Salzburgo cedinho para aproveitar bem o dia. A região do Tirol é linda, parece uma pintura, parece com as imagens que recebemos por Email,  realmente estas paisagens existem. Os restaurantes que paramos no caminho para Innsbruck, são limpos, a comida é boa, são orgânicos  são preocupados com o sustentável, reciclagem, etc. Tudo muito cuidado, vasinhos com flores, com temperos...Foi muito agradável.


Uma das paradas


Innsbruck está situada à beira do rio Inn, com 128 mil habitantes. A cidade tem um charme especial por ser rodeada por montanhas de neve eterna. Innsbruck cresceu junto com as minas de prata e com a primeira ponte construída sobre o rio; daí vem seu nome.A ponte facilitou o contato e o comércio entre a região e o resto do mundo.

Rio Inn
O Imperador Maximiliano I estabeleceu-se no local, proclamando-a capital do império que duraria um século e meio.






A pé, pode-se visitar a maioria das atrações. Tudo é próximo e basicamente às margens do rio, incluindo a catedral e o palácio no centro velho (Altstadt). Na rua Maria Theresien Strasse encontram-se os prédios mais bonitos e históricos, além da badalação noturna com bares e restaurantes.

Hofburg, Palácio Imperial
Palácio Imperial (Hofburg) fica na Renneweg 1. Entrada 8 euros. Palácio dos Habsburgo no Tirol. Dá para visitar as salas com decoração da época, com pinturas da rainha Maria Thereza e seus 16 filhos.




Innsbruck fica isolada por um "muro" de montanhas, o que garante quase sempre um clima agradável, sem vento.



Helblinghaus, Casa Helbling
A Helblinghaus fica ao lado esquerdo do Telhadinho de Ouro, tem uma fachada originalmente gótica (1560), em que a ornamentação rococó, trabalho em estuque com esculturas, bustos, máscaras e escudos, foi adicionada em 1730. Trabalho que foi encomendado pelo seu proprietário Johann Fischer e feito por Anton Gigl. A casa leva o nome de Sebastian Helbling, que tinha um pequeno café aqui nos anos de 1800/1827.

Helblinghaus, lado esquerdo.
Muitas bicicletas pelas ruas 



Goldenes Dachl, imagem da internet
O prédio conhecido como Telhadinho de Ouro fica na Altstadt( cidade velha), e é um dos prédios mais fotografados da cidade. Este palácio de telhado dourado abriga o Maximilianeum, um museu dedicado ao imperador Maximiliano I, que foi um dos pioneiros do alpinismo. Estava em restauração e não pudemos visita-lo, fica para a próxima vez...






Muitas bicicletas




Dom St. Jacob
St. Jacob, catedral em estilo barroco do século 18. Domkirche de Innsbruck foi reconstruída em 1717-24 pelo arquitecto barroco Johann Jakob Herkommer. A Igreja sofreu pesados danos durante a Segunda Guerra Mundial,  mas foi restaurada.

Órgão da St. Jacob







 A  Catedral tem uma fachada simples, mas  é cheia de janelas e tem duas torres encimadas por cúpulas.  O interior é totalmente decorado em estilo barroco, com contribuições dos irmãos Asam.


A principal atração do interior da St. Jacob, é o retábulo intitulado Maria Hilf (Maria de Socorro) de Lucas Cranach.  Outro atrativo de interesse é um monumento de 1620 homenageando o arquiduque Maximiliano III (d.1618), no corredor norte.


Interior da St Jacob.





Imagem da Internet



Mapa de Innsbruck, imagem da internet


Créditos


As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Imagens da Internet
Consulta de dados sobre Innsbruck foram do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis e do site: www.innsbruck.com


Nenhum comentário:

Minha lista de blogs