terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Amsterdam - Veneza do Norte


A Holanda é um país que aumentou sua área roubando-a do Oceano Atlântico. Diques e sistemas de drenagem possibilitaram aos holandeses viverem abaixo do nível do mar, num território sem morros e montanhas.



Capital da Holanda com 750 mil habitantes, Amsterdam é a lendária cidade dos canais, são 165. Cada agrupamento de quarteirões é uma ilhota ligada a outra por pontes, são 1.281 no total.








passeios de barco pelos canais

Circular de barco pelos canais é uma forma diferente de conhecer Amsterdam. Em geral partem do canal em frente à estação de trem e passam pelos principais pontos turísticos da cidade. Existem ainda passeios mais alternativos, como passeios noturnos ao som de uma banda de jazz ou por canais fora de Amsterdam.

cidade das bicicletas, estão em toda parte





A cidade possuí uma linha de metrô que liga a estação com o subúrbio. 


estação do metrô em frente ao nosso hotel



a bicicleta é um dos ícones holandeses.
A área central de Amsterdam é constituída de canais e a estação central (Centraal Station) é por onde passam quase todas as linhas de tram.


O ideal é caminhar por Amsterdam e, com tempo deixar-se perder por seus canais. É uma delicia ver as casinhas características da cidade, suas ruas estreitas. lojinhas, brechós, galerias, mercados de rua, bares e pequenos restaurantes...


Tram e ao fundo a Centraal Station

O tram é um simpático e moderno bonde, suas linhas servem toda a área central, e a viagem é muito agradável. A estação de trem é do século 19,  tem uma belíssima fachada e é muito visitada.


Centraal Station

O coração histórico da cidade, a Dam Square, a praça, com a Catedral e a antiga prefeitura.


um dos canais



eu, a bicicleta, e o canal.


A bicicleta é o meio de transporte mais usado na Holanda. Em Amsterdam deve ter em torno de 400 mil bicicletas, uma para cada dois habitantes. As ciclovias são marcadas no chão com tinta branca.



nosso grupo jantando em Amsterdam


Há restaurantes italianos, gregos, mexicanos, brasileiros e até argentinos, ao redor da Dam e Rembrandtplein onde há boas pizzarias também.


Créditos

As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Amsterdam foram do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.


Nenhum comentário:

Minha lista de blogs