domingo, 28 de julho de 2013

Chegando em Paris...



Chegamos às 17 horas, fim de tarde. Paris centralizava a minha atenção durante toda a viagem e sentia que o tempo seria pouco para tudo que eu queria ver... Paris tem tantas atrações históricas e culturais que uma vida inteira não seria suficiente para ver tudo...




Os primeiros habitantes da região, a tribo parisii ( que deu seu nome à cidade), viviam na Íle de la Cité, situada no meio do rio Sena. A história desta pequena ilha no rio Sena, com formato de barco, é a história de Paris. A tribo parisii estabeleceu-se por volta de 300a.C., e no mesmo local, dois séculos mais tarde, os romanos ergueram a cidade de Lutécia, nome que significava "assentamento cercado por água". A Íle se tornaria a sede dos reis antigos da França, o centro de poder político e sede da Igreja e da lei. E assim surgiu Paris, nasceu na Íle de la Cité, uma ilha no rio Sena, onde fica a Catedral de Notre-Dame. 



E o Sena corta este centro e é um atrativo a mais, com as margens esquerda e direita cheias de atrativos e pedindo uma longa caminhada. A margem esquerda do rio, ou Rive Gauche, é onde se encontram muitas das atrações mais famosas, muitos dos prédios históricos e turísticos estão localizados aí.








Imagem da internet

A cidade é bem maior do que parece, mas quase tudo que interessa fica na área central da cidade. 



Imagem da internet


Créditos


As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Imagens da Internet
Consulta de dados sobre Paris foram do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.


Um comentário:

Caroline Sarmento disse...

Que espetáculo, Carmen!

Minha lista de blogs