domingo, 27 de outubro de 2013

Notre-Dame-de-Paris

 A Notre-Dame é um dos mais belos exemplos mundiais de arquitetura do início do gótico. Situada na Île de la Cité todas as estradas são medidas fazendo referências a um marco zero localizado na praça.

Indicando o marco zero.

Difícil de fotografar, sempre aparece alguém na hora do clic.


Ao longo dos séculos ela vem cumprindo muitos papéis, servindo como local de adoração, salão comunitário e até mesmo palco de produções teatrais e banquetes suntuosos. Nela Napoleão foi coroado em 1804.

A torre esquerda é mais larga do que a torre da direita


A fachada parece ter proporções perfeitas, com duas torres mais estreitas no topo que na base, dando a ilusão de grande altura.

Pena a intervenção do guarda chuva de algum guia...


Apesar das inevitáveis multidões de turistas, a grandeza desta catedral histórica, com sua magnífica fachada repleta de esculturas e de sua nave majestosa, nunca deixa de ser inspiradora.




Cada uma das três entradas principais tem formato ligeiramente diferente.


imagem da internet

Tem um clima especial caminhar por dentro desse templo que teve a sua construção iniciada em 1163 e foi finalizada em 1345 (levou 150 anos para ser concluída).




Seus vitrais, janelas, portais e pinturas vão te transportar para à Idade Média.


imagem da internet

Créditos


As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Imagens da internet.
Consulta de dados sobre Notre Dame foram do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis e do Guia França/AA Publishing, Publifolha, 2012.



Nenhum comentário:

Minha lista de blogs