terça-feira, 1 de abril de 2014

Gare de l´Est, Paris




imagem da internet


A Gare de l'Est foi inaugurada em 1849 pela Paris-Estrasburgo Railway Company, com o nome de "plataforma de Estrasburgo." Foi projetada pelo arquiteto François Duquesnay. Foi rebatizada de "Gare de l'Est" em 1854. Fica próxima da Gare du Nord e, como o nome indica, os trens partem para o leste do país, regiões de Champanhe (Reims, 45 min), Alsácia ( Estrasburgo, 2h20) e Lorena ( Nancy, 1h30; Metz, 1h20)  e à Suíça (Zurique, 4h30), Áustria (Viena, 12h), Luxemburgo (Luxemburgo, 2h) e outras partes da Alemanha (Munique, 12h20).

imagem da internet
Em 1931, dobrou de tamanho, com uma nova construção. Esta transformação mudou significativamente a vizinhança.



Em 4 de outubro de 1883, a Gare de l'Est viu a primeira partida do Orient Express para Istambul.
 
Eu procurando um destino no mapa

 Em 10 de junho de 2007, começa a oferecer o TGV  para o nordeste da França, Luxemburgo, Sul da Alemanha e Suíça.

Show do dia da Música na Gare de l´Est
 No topo  oeste  da fachada  da Gare de l'Est fica a estátua do escultor Philippe Joseph Henri Lemaire, representando a cidade de Estrasburgo, na extremidade leste da estação temos uma estátua personificando Verdun, por Varenne. Estas duas cidades são importantes destinos atendidos pela Gare de l'Est.

salada na entrada


Almoçamos em um restaurante na Gare, cardápio  muito bom e bem servido. O lugar oferece um shopping com muitas lojas, farmácias, uma FNAC, restaurantes e muitos quiosques onde se encontra o famoso baguete com várias opções de recheio. Como o hotel era em frente a Gare sempre foi a salvação.

Prato principal

 

Créditos

As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Imagens da internet.
Consulta de dados sobre Gare de l´Est foram do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis e do Guia França/AA Publishing, Publifolha, 2012.
 
 
    

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs