sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Firenze: Galleria degli Uffizi



Galleria degli Uffizi  foi construída por Vassari, é o maior museu da Itália e abriga o mais importante  acervo renascentista italiano e muitas outras obras colecionadas pelos Medici. Inclui pinturas dos séculos 13 ao 18 dos maiores mestres do período.




A Ufizzi foi construída entre 1560-80 para abrigar os escritórios (uffici) do duque Cosimo.  No século 19, a coleção foi dividida: objetos antigos foram para o museu arqueológico e as esculturas para o Bargello, deixando para a Uffizi um acervo de pinturas. Além das pinturas renascentistas italianas, o museu oferece a oportunidade de conhecer obras-primas de países como Holanda, Espanha e Alemanha. A coleção, acumulada ao longo dos séculos pelos Medici, foi levada pela primeira vez para a Uffizi em 1581, e finalmente legada ao povo florentino por Anna Maria Lodovica, a última representante da família.




Como há filas, sempre há filas de 2h a 3h de espera, não o visitei desta vez. Mas pretendo retornar a Firenzie e visita-lo novamente. A Uffizi abre de terça a domingo, das 8h15 às 18h35, entrada 11 euros.


Este é o meu favorito, imagem da internet

O Nascimento de Vênus (c.1485), Botticelli. Mostra a deusa do amor ao lado de Zéfiro, deus do vento oeste, que a sopra para a margem numa meia concha. O mito pode simbolizar a criação da beleza pela fertilização divina da matéria.



O Duque e a Duquesa de Urbino (1465-70), de Piero della Francesca


O Duque e a Duquesa de Urbino (c.1465-70). Os retratos de Federico da Montefeltro e de sua mulher Battista Sforza foram pintados por Piero della Francesca após a morte de Battista aos 26 anos. O pintor provavelmente se baseou em sua máscara mortuária.


Madona com Pintassilgo (1506), de Rafael



Primavera (1480), de Sandro Botticelli.



As pinturas ficam em salas dispostas nos corredores em ordem cronológica, revelando o desenvolvimento da arte florentina, do Gótico até depois do Alto Renascimento. Abaixo está o guia do museu para facilitar a visita, principalmente quando não se tem tempo para ver tudo.


imagem da internet


Créditos


As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
As fotos dos quadros são da internet.
Consulta de dados sobre Firenze foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo, e do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.


Nenhum comentário:

Minha lista de blogs