sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Santo Antônio de Padova



Padova ou Pádua é uma antiga cidade universitária, além de preservar grande riqueza artística e arquitetônica. Tem como destaque os seus museus, igrejas e em especial a Basílica di Sant'Antonio, um dos mais populares pontos de peregrinação do país. 








A influência da arquitetura bizantina é claramente visível nos contornos da basílica: um domo central em forma de cone se eleva acima de sete domos, e a fachada combina elementos góticos e românicos.Também é conhecida como Il Santo. Começou a ser construída em 1232 para abrigar os restos mortais de santo Antônio de Pádua, pregador português que se inspirou em são Francisco de Assis



imagem do interior da Basílica, imagem da internet



No interior, o altar-mor apresenta magníficos relevos sobre os Milagres de Santo Antônio (1444-5) e estátuas de Cristo Crucificado, Virgem e Santos de Pádua, obras de Donatello.


interior da Basílica, imagem da internet

interior da Basílica, imagem da internet

interior da Basílica, imagem da internet

Túmulo do Santo, imagem da internet

O túmulo de Sant'Antonio tem ao seu redor grandes relevos em mármore (1505-77) retratando a vida do santo.

Cristo Crucificado, imagem da internet
 O afresco Cristo Crucificado, foi  pintado por Altichiero da Zevio (1380),  e merece uma olhada mais demorada.

imagem da internet

E, é claro que tem uma lojinha (todas as igrejas na Itália tem) onde se pode comprar lembrancinhas e também sugiro sentar e descansar olhando para os jardins do claustro.


imagem da internet





Piazza Prato della Valle

Uma das maiores  praças da Europa, fica em Padova, é a Piazza Prato della Valle. Ela tem forma elíptica e ocupa 90.000 metros quadrados. Cercada por um canal por dois anéis de estátuas, que representam figuras importantes da cidade. É cercada por vários edifícios históricos como: a Basílica de Santa Giustina.
Durante o verão, a praça é animada por um grande número de turistas e jovens que aproveitam o sol para ler, namorar, cantar enfim...










Passamos muito rapidamente pela cidade, que merecerá maior atenção na próxima visita. Não deu para visitar a Cappella degli Scrovegni, que tem afrescos e cenas pintadas por Giotto ...a Chiesa degli Eremitani, o Museo Civico Eremitani, o Orto Botanico, o Duomo e Batistério...enfim, não conheci Padova, apesar de ser a segunda vez que a visito!



Quem quiser saber e ver mais sobre Padova, já tem um post da outra visita.



Créditos


As fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Imagens da internet.
Consulta de dados sobre Padova: Guia visual: Itália, Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs