sábado, 4 de janeiro de 2014

Corcovado numa manhã fria e nublada

o Cristo estava envolto em uma nuvem
           
 Redentor do Rio de Janeiro é o cartão postal mais conhecido do Rio, o Cristo possui 30 metros de altura, com mais 8 de pedestal, e está localizado no alto do Morro do Corcovado, no Parque da Tijuca.
Do mirante temos uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade quando o tempo está limpo.
Teve sua pedra fundamental lançada em 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, sendo inaugurado em 1931. Em 1937,  foi tombado pelo IPHAN. Participaram do projeto os escultores Paul Landowsi, o artista plástico Carlos Oswald e o engenheiro Heitor da Silva Costa. Em outubro de 2006 foi considerado santuário católico do Brasil. Existe uma pequena capela de Nossa Senhora Aparecida, situada na base da estátua. Em 2007 o Cristo Redentor foi eleito uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo, através de um concurso mundial idealizado pela organização suíça New Open World Corporation (NOWC).



O passeio mais bonito para chegar ao Cristo é a linha de Trem do Corcovado, que foi inaugurada em 1884, pelo Imperador D. Pedro II. O caminho é feito em meio a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, um grande exemplo de preservação da natureza e especialmente da mata atlântica.

 

a vista panorâmica da cidade ficou prejudicada pela neblina


 



vista da baía da Guanabara



O Mirante Dona Marta é um dos locais mais visitados do Rio de Janeiro, uma vez que oferece vista panorâmica privilegiada de toda a cidade. A mais de 360m de altura, se pode observar cartões-postais como o Corcovado, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Baía de Guanabara.
 






Para chegar lá, há uma  passagem na Estrada do Corcovado, por onde se segue apreciando as belezas naturais da vegetação do Parque Nacional da Tijuca, como a mata de bambus que fica logo no início, onde micos se escondem no matagal. Próximo ao mirante, há um heliporto onde são oferecidos voos de helicóptero pela cidade.




Nenhum comentário:

Minha lista de blogs