quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Jardim Botânico, Rio de Janeiro.


Criado em 1808 por D. João VI para aclimatar as mudas de espécies que vinham da Europa, o Jardim Botânico tem hoje mais de oito mil tipos de plantas e flores do Brasil e de outras partes do mundo. Ele uma área total de 137 alqueires (54 deles de área cultivada) e promove estudos de vegetais de diversas regiões do país.



Outras atrações são as estufas, o orquidário e o bromeliário. Não parando por aí, conta ainda com lanchonete, biblioteca e lojas. Para as crianças, o ponto mais concorrido é o parquinho, com brinquedos como escorregador e balanços, além de tanque de areia, labirinto, quiosques e área para piquenique.


Centro de Visitantes

No Centro de Visitantes, pode-se solicitar a visita acompanhada, bem como obter informações em diversos idiomas. O espaço também é utilizado como local de exposições de arte.






Bromeliário

Maior bromeliário do Rio de Janeiro, reúne cerca de mil e setecentos exemplares das Américas do Sul e Central, muitas delas encontradas na Amazonia, na Mata Atlântica, em restingas e caatingas.







De formas muito diversas, são muito apreciadas como plantas ornamentais pela sua fácil adaptação ao ambiente. Aqui encontram-se organizadas em canteiros e na Estufa  Roberto Burle Marx.

















Aléia  Barbosa Rodrigues


Aléia Barbosa Rodrigues, o seu nome é uma homenagem ao naturalista brasileiro João Barbosa Rodrigues, diretor da instituição entre 1890 e 1909 Aléia principal do jardim, constitui-se no seu cartão de visitas, ladeada por imponentes palmeiras imperiais.



A primeira muda de sua espécie a chegar no Brasil foi plantada pelo príncipe-regente dom João, em  1809.




lojinha do Jardim Botânico

meu marido encantado com as flores










 O  Cômoro, elevação adjacente ao lago, foi erguido com a terra retirada para a construção do mesmo. Ambos foram projetados por frei Leandro, que tinha o hábito de se sentar à sombra da jaqueira (até hoje no local), dirigindo os trabalhos dos escravos. Ali fez colocar uma grande mesa de granito, onde, primeiro D.  Pedro I e, mais tarde, D. Pedro II, faziam os seus lanches. Fez colocar, ainda, um relógio de sol. O cômoro é encimado por um caramanchão, a chamada "Casa de Cedros".






Casa dos Pilões





detalhe Casa dos Pilões


Dentro do parque há dois museus: o Botânico, que possui um grande acervo de documentos sobre o assunto; e a Casa dos Pilões, antiga fábrica de pólvora que exibe escavações arqueológicas. 



Renato cansou...



Antiga casa dos diretores do Jardim Botânico

Chafariz das Musas

Em ponto central no encontro das aléias, encontra-se uma das mais belas atrações do jardim: o Chafariz das Musas. Fabricado na Inglaterra, é constituído por duas bacias. Na maior delas, quatro figuras representam a música, a poesia, a  ciência e a arte.
O chafariz  foi originalmente instalado na Lapa até que, com a reformulação do Passeio Público (1905), foi instalado no jardim.



Passamos uma manhã muito agradável, mas não deu para ver tudo...

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs