quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Pão de Açúcar e Morro da Urca

O Pão de Açúcar é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, e fica localizado no bairro da Urca, apenas 5 minutos da praia de Copacabana. O complexo turístico do Pão de Açúcar consiste na verdade em duas montanhas ligadas pelos bondinhos mais famosos do Brasil. São duas paradas, a primeira é no morro da Urca que tem 220 metros de altura ,e a segunda no morro do Pão de Açúcar, que tem 396 metros.

A visão dos bondinhos, no seu constante vaivém, está incorporada à paisagem carioca.


Teleférico na subida da Estação do Morro da Urca



e o dia foi abrindo e ficou lindo...


Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o complexo turístico Pão de Açúcar foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica.









Marca registrada da cidade do Rio de Janeiro, o morro do Pão de Açúcar é uma montanha despida de vegetação em sua quase totalidade. É um bloco único de uma rocha proveniente do granito, que sofreu alteração por pressão e temperatura e possui idade superior a 600 milhões de anos.

Praia Vermelha vista do Pão de Açúcar



No Pão de Açúcar atualmente funcionam dois sistemas teleféricos independentes, classificados como de grande porte, com dois bondinhos em cada linha, circulando em vai-vêm . O novo sistema aumentou a capacidade de transporte do teleférico de 115 para 1.360 passageiros por hora.














No complexo do Pão de Açúcar há lojas, restaurantes, bares, um museu interativo e até alguns serviços para os mais endinheirados, como o tour de helicóptero.









Chegando ao topo do Morro da Urca,  os turistas são atraídos ao mirante principal, à esquerda do desembarque. É lá que se descortina o visual da Praia de Botafogo e do Aterro do Flamengo, além de boa parte da Zona Sul e do Centro.  Caminhando menos de 50 metros se chega ao Espaço Baía de Guanabara, uma espécie de praça de alimentação 220 metros acima do nível do mar. Com mesas e espreguiçadeiras espalhadas por quase 1 000 metros quadrados, tem capacidade para 350 clientes e reúne restaurantes variados.


meu marido querendo uma cerveja

nossa simpática guia





Ainda no Morro da Urca fica o Espaço Cultural Cocuruto, de visitação gratuita, que conta um pouco da história da construção do bondinho. Chamam atenção os vídeos, as fotos antigas.  É divertido observar a comparação, projetada em grandes círculos, entre o sistema antigo e as modernidades implantadas inicialmente em 1972, depois em 2008.




Não se paga para circular na parte do complexo onde estão  antigos modelos de bondinhos.










Nenhum comentário:

Minha lista de blogs