sexta-feira, 27 de julho de 2012

Circulando por Roma: Coliseu


Quando fomos a Roma em 2010 não conseguimos visitar o Coliseu por dentro, apenas passamos por ele. E um dos objetivos desta vez era retomar o que não foi possível fazer naquela vez. Então começamos por ele.


Coliseu ou Colosseo
O maior anfiteatro de Roma foi encomendado pelo imperador Vespasiano em 72. Imperadores e cidadãos ricos assistiam a combates mortais entre gladiadores e lutas entre animais selvagens. O número de mortes era muito alto; nos combates inaugurais, em 80, mais de 9.000 animais ferozes foram mortos.

vista interna do Coliseu

O Coliseu tinha capacidade para 55 mil pessoas, que se distribuíam nos lugares de acordo com sua posição social. Portas e escadarias levavam aos diferentes níveis da platéia. O imperador e o cônsul tinham entrada privativa.


vista interna
 O Imperador Vespasiano ordenou que o Coliseu fosse erguido no local do palácio de Nero.


vista interna

A arena escondia uma rede de elevadores e jaulas para animais selvagens.




Os corredores internos permitiam que a multidão se acomodasse rapidamente. 




Tem a fachada dórica, jônica e coríntia e era todo revestido em mármore. A fachada inspirou muitos arquitetos renascentistas, que também pilharam a construção, levando seu mármore travertino para construir palácios e parte da basílica de São Pedro.




Consideração pessoal: A entrada custa 12 euros, e 7,50 para viajantes com passaporte europeu com menos de 26 anos, e o ticket é válido para o Palatino e o Fórum Romano, com validade de 2 dias. Tem de visitar, mas uma vez é suficiente. Ambiente pesado, passei toda visita pensando no sangue que foi derramado para divertir a multidão e seu imperador.


Créditos


As Fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Roma foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo.


Nenhum comentário:

Minha lista de blogs