terça-feira, 31 de julho de 2012

Circulando: Roma Antiga

Ruínas milenares são encontradas por toda cidade de Roma. Mas as maiores atrações que remetem aos tempos do Império Romano situam-se ao redor do Coliseu.

Fórum Romano

O Fórum Romano fica junto ao Coliseu, mas suas ruínas também podem ser vistas da Piazza di Campidoglio e de outros pontos da rua. Entrada com o mesmo ingresso do Coliseu.



Fórum Romano: Palácio de Sétimo Severo


Reunia as atividades sociais, religiosas, políticas e econômicas da vida romana. Com o tempo, os imperadores foram construindo novos templos e monumentos, que hoje, bem preservados, são destaques do local, como o Templo de Antonino e Faustina, o Arco di Tito, além da Via Sacra que dá na Santa Francesca Romana, igrejinha em estilo românico muito bonita, onde não podemos entrar, pois seria realizado um casamento e o noivo estava na porta com os familiares aguardando a noiva. Também não consegui chegar (caminhar mais um pouco) no Palatino (acesso com o mesmo ingresso), morro onde Roma nasceu, atualmente um amplo espaço onde ruínas das casas dos imperadores se integram com um parque. Bem ficará para a próxima visita a Roma.

Arco di Constantino e Fórum Romano
Arco di Constantino

O Arco di Constantino fica ao final da Via di San Gregorio, quase ao lado do Coliseu. É um arco triunfal, grandioso, e foi um dos últimos monumentos da Roma imperial. Foi construído em 315 d.C.,para celebrar a vitória de Constantino sobre o imperador Messanzio.



Pantheon

O labirinto de ruas estreitas que cerca o Pantheon reúne restaurantes e cafés e tem uma das mais belas vistas da cidade. O Pantheon inspira reverência, e é um dos símbolos de Roma.Fica na Piazza della Rotonda e tem entrada gratuita. Foi construído por ordem de Marco Agrippa, em 27 a.C., em homenagem a todos os deuses. É o edifício antigo mais preservado de Roma. No local foram sepultados personagens importantes como o pintor Rafael Sanzio, os arquitetos Baldassarre Peruzzi e Giacomo da Vignola e alguns reis italianos. Tem as maiores portas de bronze do mundo e suas colunas foram construídas a partir de um único bloco de pedra. É iluminado por uma abertura central de quase 9 metros (impressionante a obra  que capta água da chuva). Tiramos  fotos da abertura e do interior, mas não ficaram comigo, infelizmente.

A Eliza Duarte Mello mandou a foto!


Créditos


As Fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Roma foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo, e do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs