quinta-feira, 26 de julho de 2012

Circulando por Roma



Desde a sua origem, Roma está envolta em história e lendas. A cidade tem a história em cada canto, com grande quantidade de atrações milenares: igrejas, museus e ruínas. Esbanja grandiosidade, monumentos e engarrafamentos.




É uma das cidades mais visitadas do planeta, lotada de turistas em todas as épocas do ano.



Roma pede caminhadas, muitas caminhadas. Só assim se pode conhecer a cidade: percorrendo para descobrir praças graciosas, obras arquitetônicas do antigo império, os monumentos (que são muitos), chafarizes e obeliscos.


Quando cansar, pare e descanse em algum café, e peça um gelato, ou então procure uma trattoria, melhor ainda, quando a fome apertar.


Muitos atrativos estão concentrados e devem ser visitados a pé. Não esqueça o mapa, que se consegue nos postos de turismo ou no hotel e com ele planeje os seus roteiros. Ah, use tênis ou um sapato bem confortável.



Na margem direita do Rio Tibre fica a maior parte das praças e monumentos históricos, como o Coliseu, o Foro Romano, o Monumento a Vittorio Emanuelle e a Piazza Campidoglio, a Piazza del Popolo, a Piazza Navona, a Fontana di Trevi, etc.



Na margem esquerda fica o Vaticano, atração a parte.



Muitas pontes ligam as duas margens, e eu acho as mais bonitas a do Sant'Angelo e a Ponte Fabrício.


Apesar das longas quadras, é ótimo caminhar por Roma.




Não esqueça de olhar para cima e observe os detalhes arquitetônicos dos prédios, terá muitas surpresas.


A maioria das ruas e praças tem placas de identificação, o que ajuda muito e confirma se a leitura do mapa está certa. Mas se perder e se achar faz parte da aventura.


Roma sempre foi um próspero centro de design e compras. Mas a cidade não é sinônimo de pechincha mas aqui basta namorar as vitrines para se sentir feliz e atualizado.


A tradição artesanal é forte e a paixão pelo bom design se reflete em todos os itens.  Os designers italianos tem merecida reputação por seu estilo luxuoso aplicado a roupas, malharia e artigos de couro (sapatos e bolsas), assim como ao design de interiores , tecidos, cerâmicas e vidro. E tudo isto se acha em Roma!




É uma alegria caminhar pelas ruazinhas estreitas e de repente se chegar a um espaço aberto com um obelisco ou fonte d'água no centro. É uma alegria, repito.


Não importa quanto tempo se fica em Roma: o tempo será sempre insuficiente, exigindo retornar à cidade.


Créditos


As Fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Roma foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs