quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Circulando por Roma: Monumentos

Roma tem muitos monumentos que contam um pouco a sua história e alguns já foram cenário de clássicos do cinema, como a Fontana di Trevi no filme La Dolce Vita, 1960, de Fellini e a cidade toda foi cenário para o filme do Woody Allen, Para Roma com amor.






A Fontana di Trevi é a maior e mais famosa fonte de Roma, criada por Nicola Salvi, foi concluída em 1762.





Fica meio escondida entre a Via del Corso e a Via del Tritone. É muito charmosa,  no centro está a figura de Netuno com dois tritões: um tentando domar um cavalo-marinho rebelde e o outro conduzindo um animal mais tranquilo, em uma referência às diferentes condições do mar.



Depois do sucesso do filme La Dolce Vita a Fontana foi imortalizada e tornou-se parada obrigatória de turistas, sempre muitos turistas ( as cabeças que aparecem nas fotos são turistas que se intrometeram no momento que captei a imagem...).



Reza a lenda que ao jogar uma moedinha se garante o retorno a Roma. Então tá...lá vai uma moedinha!


Monumento a Vittorio Emanuele II

Fica na Piazza Venezia, entre várias ruas. É um monumento grandioso, todo branco e repleto de colunas, a construção foi iniciada em 1885 e inaugurado em 1911, em homenagem ao primeiro rei da Itália unificada. No local, fica o túmulo do soldado desconhecido, morto na Primeira Guerra, com vigília permanente. Dois elevadores panorâmicos levam até o topo do monumento (terraço das quadrigas). É a melhor visão 360º da cidade, dá para ver toda a cidade, inclusive a cúpula da catedral do Vaticano.






**********

Estes são os monumentos que eu mais gosto, e apesar de ter visitado desde a primeira vez que estive em Roma, quero vê-los novamente. Só espero que esteja menos quente para poder caminhar com mais vontade.



Créditos


As Fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Roma foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo, e do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.




Nenhum comentário:

Minha lista de blogs