quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Città del Vaticano: os jardins do Papa

A cidade do Vaticano, capital da Igreja Católica, é o menor Estado independente do mundo, com 430 mil metros quadrados e é cercado por muralhas altas.. Fica dentro de Roma. Surgiu em 11 de fevereiro de 1929, com o Tratado de Laterano. Seu governante maior é o Papa. E como Estado independente o Vaticano cunha sua própria moeda, tem sua própria guarda (guarda suíça), língua oficial é o italiano e o latim, tem correio, banco, sistema judiciário, rádio, lojas,  um jornal diário e estação de trem.




Os jardins dos Museus do Vaticano são abertos para visitação, e se chama Cordile della Pigna. Já os jardins do Vaticano ficam ao lado dos Museus e constituem um terço do território do Vaticano.






A nossa visita teve início pela Cordile della Pigna , um grande pátio interno, onde nossa guia nos deu algumas explicações gerais antes de passarmos aos Museus do Vaticano.



O Cortile della Pigna


O Cortile della Pigna é uma pinha de bronze que foi retirada de uma fonte antiga romana, hoje fica na entrada da antiga Basílica de São Pedro.




O espaço hoje ocupado pelo Jardim da Pinha ( O Cortile della Pigna), foi concebido em 1506 pelo arquiteto Donato Bramante, por ordem de Júlio II, para ligar o Palácio de Inocêncio à Capela Sistina. Inicialmente, o pátio foi dividido em patamares ligados por enormes escadarias. No extremo norte havia sido previsto um grande nicho para concluir o ponto de fuga, que hoje abriga a pinha, dando nome ao Cortile, idealizado em 1565 pelo arquiteto Pirro Ligorio.



Pátio gramado




sfera con sfera, obra de Pomodoro

Obra de arte de Arnaldo Pomodoro, artista italiano. "A esfera dentro da esfera" em Cortile della Pigna. E gira, na imagem a nossa guia colocando a esfera a girar.




Jardim muito agradável e prepara para o início da visita aos Museus do Vaticano.


Créditos


As Fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Roma foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo, e do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs