terça-feira, 21 de agosto de 2012

Musei Vaticani e Cappella Sistina


Os museus contêm  as coleções de arte mais importantes do mundo e tesouros papais e se você desejar ver todos, vai precisar de muito tempo. Os Museus estão instalados em palácios construídos originalmente para papas do Renascimento. A maioria dos acréscimos posteriores é do século 18, quando as obras acumuladas pelos papas anteriores foram exibidas pela primeira vez.




O conjunto de antiguidades gregas e romanas é imenso.

Sala Redonda

Mosaico romano das Termas de Otricoli, Úmbria, Sala Redonda







Deusa da fertilidade





Muita coisa para olhar: teto, piso, tapeçarias, pinturas, relevos, esculturas, enfim...






Capella Sistina: o Teto


 A área dos museus é grande: a Capela Sistina fica a 20 ou 30 minutos a pé a partir da entrada, por isso venha com tempo. Há um rígido sistema de "mão única", e o melhor é escolher um dos quatro itinerários indicados com cores, com duração variada entre 90 minutos e quatro horas.


La Creazione di Adamo

A Capela Sistina obra de Michelangelo que pintou afrescos no teto a pedido do papa Julio II entre 1508 e 1512, trabalhando sobre andaimes. Os painéis principais mostram a Criação do Mundo e a Expulsão do Homem do Paraíso.


O Juízo Final de Michelangelo

O Juízo Final é considerado a obra-prima da maturidade de Michelangelo. O artista trabalhou sozinho no afresco por sete anos, até 1541.


Sala Redonda (Rotunda)

La Scuola di  Atene,  Raffaello

A obra A Escola de Atenas, focaliza o debate sobre a verdade entre os filósofos gregos Platão e Aristóteles. Rafael retratou alguns de seus contemporâneos como filósofos, entre eles Leonardo da Vinci, Bramante e Michelangelo.


Galeria dos Mapas

Galeria dos Mapas, obra do cartógrafo Ignazio Danti, século 16.

Teto da Galeria dos Mapas



Créditos


As Fotos são de Sonia Oliveira e Lu Costa, jun.2012.
Consulta de dados sobre Roma foram retiradas do Guia visual: Itália, Folha de São Paulo, e do Guia criativo para o viajante independente na Europa, Zizo Asnis.


Nenhum comentário:

Minha lista de blogs