sexta-feira, 11 de junho de 2010

Encontro de fé e arte



Seguindo a viagem vamos ter um encontro com Deus, presente na grandiosidade da Basílica de São Pedro. Foto de dentro da Cúpula da Basílica.





Imagem do Papa Pio XII, segundo a lenda: "quem tocar no pé da imagem, tem não sei quantos anos de perdão."




Em cada cantinho tem uma obra de arte mais linda e perfeita ...o olhar se perde. Fica difícil orar, se recolher, busquei apenas a arte...



A Basílica é um grande Museu e todos passeiam e tiram fotos...entram grupos de turistas de todos os cantos do mundo e de religiões diferentes. Aqui o principal é a arte.



Piéta de Michelangelo. Está protegida por um vidro e fica na lateral, quase escondida. Fiquei emocionada com a obra, realmente Michelangelo é tudo que já li.




Para visitar a Cúpula da Basílica São Pedro, se sobe de elevador por 7 euros e então se sobe 320 degraus em caracol até o ponto mais alto e a vista é muito bonita, vale o sacrifício. Esta foto foi feita antes de subir os 320 degraus.






Um dos afrescos da Cúpula da Basílica.




A ornamentação é riquíssima, precisaria de muitos dias para perceber todos os detalhes e teria um torcicolo de tanto olhar para cima. Imagina como foi difícil o trabalho destes artistas.







Os guardinhas do Papa!









Cidade do Vaticano, o enclave do papado.









O passeio é previsível, mas imprescindível. A Basílica e seu Baldacchino, de 1633, a necrópole onde estão enterrados os papas.












A grande praça e sua colonnata. Onde os turistas recebem a bênção do Papa todos os domingos.






Do Vaticano seguimos em frente, cruzamos a belíssima ponte que dá acesso ao Castel Sant'Angelo.

Um dos anjos que guardam a ponte.






Seguindo o passeio, a direção escolhida foi o Castel Sant'Angelo. Eu antes de enfrentar a fila para entrar, tempo maravilhoso, 32º...







Anjo Gabriel.




o Castel Sant'Angelo foi uma fortaleza construída pelo imperador Adriano, em 135 d. C., para ser seu mausoléu e dos sucessores, mas que acabou transformado em cárcere e hoje é um museu militar.


Mas, em uma tarde tranquila a pedida é sentar no Café que fica no alto do Castel, onde sorvete é delicia, e o cenário mostra uma cidade muito bonita. Pausa para recuperar as forças.








Depois de cruzar a ponte do Castel, estamos de volta ao miolinho do centro histórico. A pedida foi percorrer a Via dei Coronari uma das mais deliciosas ruas de Roma por causa dos antiquários.


Para encerrar o dia uma passadinha na Praça Navona.












**************








































































































Nenhum comentário:

Minha lista de blogs