segunda-feira, 14 de junho de 2010

Napoli

Napoli, a capital da Campania foi fundada pelos gregos, que a chamaram Neapolis, ou “cidade nova”. No século IV a.C. foi incorporada ao Império Romano. A cidade teve uma história turbulenta, marcada por revoltas e insurreições. Depois da decadência do império, foi dominada pelos normandos, pelos godos, pelos suábios (um povo germânico), pelos reis franceses angevinos, pelos reis espanhóis da casa de Aragão e pelos reis franceses da casa de Bourbon. Tornou-se uma república independente, foi conquistada por Napoleão Bonaparte e novamente pelos Bourbons. Finalmente, com a unificação, tornou-se parte da Itália.



O napolitano de hoje também é o resultado dessas múltiplas influências, visíveis na arquitetura, na arte e na língua desse povo de personalidade vigorosa. Mesmo falando bem italiano, você terá uma enorme dificuldade em entender o que os napolitanos falam entre si no seu dialeto local.






É um porto importante e o principal centro industrial e comercial do sul do país.




A costa metropolitana é estendida ininterruptamente desde Capo Miseno a Castellammare di Stabia.




Barco que faz a travessia Napoli - Capri.




Barco que fizemos a travessia Napoli - Capri.





Navios de cruzeiro.










Na região conhecida como Spaccanapoli e seus arredores concentra-se grande parte do patrimônio histórico e cultural da cidade de Nápoles, da época greco-romana até hoje.
Por isso, o bairro é classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O trecho do centro histórico entre a Via Duomo e a Via Toledo é a mais agradável para passear.







Segundo os napolitanos, foram eles que inventaram a pizza. Mas que a gastronomia napolitana é deliciosa não resta dúvida!!!!!!!


















Antipaste delícia...







Galleria Umberto I.
Quem conhece a Galleria Vittorio Emanuele, em Milão, ficará surpreso com a semelhança entre as duas. A fachada desta de Nápoles, construída em 1887, não é tão impressionante, mas por dentro a galeria é muito bonita.




Parte interna da Galeria





Não resisti e fotografei esta lojinha de temperos, uma gracinha.




Entre a parte chique da cidade e o porto Beverello, está o Castel Nuovo, também chamado de Maschio Angioino.







Vista do Vesúvio encoberto pelas nuvens.










Nas áreas nobres há uma agradável brisa marítima, ruas arejadas e lojas e hotéis de luxo, o que contrasta com outros bairros napolitanos, como se fosse uma outra cidade. São prédios feios, tem uma aparência de cidade decadente e suja.







NNNNNNNNNN














Nenhum comentário:

Minha lista de blogs