sexta-feira, 18 de junho de 2010

Firenze com chuva


A capital da Toscana, Firenze, a principal cidade da região, conserva um patrimônio artístico e arquitetônico medieval e renascentista da época dos Medici, que a transformou num dos principais destinos do turismo italiano. A cidade é também uma ótima base para se conhecer o resto da Toscana.





Firenze foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.







A cidade tem origem num antigo povoado etrusco e foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi Cosme, o Velho, chegou ao poder em 1437. Foi um protetor dos judeus na cidade, iniciando uma longa relação da família com a comunidade judaica.








A paisagem até chegar a Firenze é muito linda. A Toscana tem campos verdes, e cidades medievais espalhadas pelas colinas.






A região norte da Itália é mais desenvolvida que a região sul. Seu desenvolvimento econômico também é mais marcante que na região sul. Muitas das marcas famosas do mundo: Fiat, Pirelli, Parmalat e Barilla têm sua sede nesta região.



Entre os séculos XV a XVII, Firenze foi governada pela rica e influente família Medici – composta por banqueiros, políticos, nobres e papas – e que notavelmente se destacou pela prática do mecenato no âmbito das artes.


Com efeito, esse foi o fator determinante para a efervescência e a consolidação do Renascimento na cidade, reduto e cenário artístico de gênios como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Giotto, entre outros.










Segundo a nossa guia as cenas da novela Passione, da Globo, foram rodadas nesta região. Algumas cenas em Siena e outras em Firenze. Acredito que foram, as cenas da novela são lindas e a região realmente encanta.


















Turistas descansando em frente da Igreja Santa Croce, depois da chuva.








A Igreja de São Lourenço, foi fundada por São Ambrosio em 393. A atual construção foi paga pelos Medici e projetada por Brunelleschi.




Começamos o tour pela cidade com chuva e frio. Depois o tempo melhorou. Nesta foto captei o cenário da cidade após a chuva.






Durante a viagem fotografei muitas luminárias, portas e janelas, daria até para fazer uma exposição...






Fragmentos...









Firenze tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal. Neste Poema ele descreve a cidade de Firenze em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, que também são personagens da obra.

Foto do busto de Dante Alighieri.





Estátua de Cosme I de Medici grão-duque da Toscana, obra de João de Bolonha, 1594. A estátua está perto do Palazzo Vecchio, onde Cosme I viveu.







Fontana del Nettuno, na Piazza della Signoria , obra de Bartolomeo Ammannati e outros (1563-1575).






Piazza della Signoria é simplesmente grandiosa. Centro histórico e político da capital Toscana, ela foi palco de acontecimentos significativos da história da cidade.. É pena que quase sempre essa praça esteja literalmente entupida de turistas seguindo guias de excursão, com suas varinhas coloridas. Se não quiser ser atropelado e sofrer escoriações generalizadas, saia da frente!!!




Fachada do Palazzo Vecchio. Em frente encontram-se várias esculturas, como a réplica de David de Michelangelo, realizada em 1873 para substituir o original e Hércules e Caco, de Baccio Bandinelli. Na fachada sobre o portal, há um medalhão com o monograma de Cristo.



Palazzo Vecchio grandioso palácio gótico que domina a Piazza della Signoria começou a ser construído no fim do século XII, a partir de um projeto de Arnolfo di Cambio, para ser sede do governo florentino. Quando os Medici tomaram o poder, passaram a morar ali e mandaram reformar, ampliar e redecorar o palácio, tarefa executada por Vasari. Com a mudança de Cosme I para o Palazzo Pitti, o prédio passou a ser chamado de Palazzo Vecchio (“velho”).

Hoje, parte do edifício é ocupada pela Prefeitura de Florença.






Arcos da Galleria degli Uffizi.

A Galleria degli Uffizi (em português, Galeria dos Ofícios) é o museu mais visitado de Firenze e um dos mais importantes do mundo. A Galeria teve sua construção iniciada em 1560, com a finalidade de abrigar os principais escritórios administrativos do Grão-Ducado da família Medici, bem como os melhores trabalhos de suas coleções de arte.



Transformada em museu desde 1865, a Galeria dos Ofícios possuí cerca de 50 salas com pinturas dispostas cronologicamente, assim é possível acompanhar suas evoluções e inovações desde o século XIII até o século XVIII. Merecem ênfase as salas dedicadas ao pintor gótico Giotto, aos artistas do Renascimento, tais como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano, Durer e, também, Botticelli, responsável pela harmonia, pureza, e vigor estético alcançados nas magníficas telas “Primavera” e "O Nascimento de Vênus".

Uma visita à Galleria degli Uffizi equivale a uma aula de História da Arte. Pena que a minha visita foi corrida, se perde muito tempo nas filas, precisaria de mais tempo para ver tudo, mas vi o que queria ... Voltarei.



Ponte Vecchio, construída por Neri di Fioravante em 1345, essa é a ponte mais antiga de Florença, bem típica da Idade Média, quando era costume construir casas ou lojas em cima de pontes. A ponte tem uma espécie de segundo andar: é o famoso Corredor Vasariano, uma obra que levou apenas cinco meses para ficar pronta.
É uma delícia passear na rua que passa sobre a ponte, ali temos joalheiras incríveis!!!! Muito trabalho em ouro, vitrinas cheias de correntes, pulseiras, anéis, etc.. peças pesadas em ouro. Fiquei babando.








Ponte S. Trinita, obra-prima de Ammannati (1567-1570); o projeto foi supervisionado por Michelangelo.







Cidade vista da ponte.





Um dos passeios mais bonitos e românticos para fazer em Firenze é percorrer, com tempo e calma, as margens do rio Arno. Dos dois lados tem belíssimas vistas da cidade, com seus palácios, igrejas, torres e pontes, especialmente a Ponte Vecchio. A melhor hora para esse passeio é o fim da tarde, para pegar o pôr-do-sol.








Firenze e suas pontes sobre o rio Arno.








Tour na chuva, com guia falando em espanhol. Busto de Cellini no largo da parte central da Ponte Velha.



Foto impressionista...




Mais uma igreja, todas as que visitei possuem muitas obras tanto em pintura, como escultura e arquitetura.








A grande Piazza della Reppublica, no centro de Firenze, em estilo neoclássico, é um lugar central e animado, onde as pessoas se encontram e se espalham por seus inúmeros cafés que, quando o clima permite, têm mesinhas ao ar livre. Vale a pena passar por lá no fim da tarde ou à noite.











A igreja de Santa Maria del Fiore, ou catedral Duomo de Firenze, é uma impressionante estrutura gótica construída durante o início do século XIII e, sua cúpula, cuja imponência é predominante na parte exterior, foi acrescentada no século XV. A característica marcante desta catedral é a sua entrada, coberta por uma bela decoração em mármores de cores rosa, branco e verde.






Logo à frente do Duomo, reluz de modo surpreendente a porta de bronze do Battistero di San Giovanni, monumento religioso construído em formato octogonal e que simboliza o “oitavo dia” – o tempo da ascensão de Cristo – e, também, a vida eterna oferecida pelo batismo. Produzidos a partir da nova técnica da perspectiva, a fim de que adquirissem profundidade, os dez painéis dispostos na porta apresentam cenas relevantes do Velho Testamento. Michelangelo chamou as tais portas como “As portas do Paraíso".






O Batistério de São João. Possuí três portas de bronze. A porta sul, de Andrea Pisano, com as Histórias da Vida de São Batista e as Alegorias das Virtudes; a porta norte de Ghiberti com as Histórias do Novo Testamento, Evangelistas e Doutores da Igreja e a porta leste de Ghiberti, a mais famosa das três (do Paraiso).









Torre del Duomo, de Giotto. Tem mais de 84 metros de altura, em planta quadrada e é inteiramente decorado por paineis de Andrea Pisano e Luca Della Robbia.









A jóia arquitetônica de Firenze é a cúpula da catedral da cidade, Santa Maria del Fiore.






Por toda a cidade de Firenze há grande e variada oferta de artigos de todos os preços (e qualidades...), mas é preciso ficar atento para não comprar gato por lebre, quer dizer, tecido sintético por seda ou curvim por couro. Isso vale especialmente nos mercados de rua, como o de San Lorenzo, perto da igreja, onde você pode fazer uma ótima compra ou cair na maior roubada, dependendo de seu cuidado ao examinar a mercadoria. Evite comprar de camelôs clandestinos, fora de mercados.






Acendi velas em várias igrejas.


















A antiga igreja franciscana de Santa Croce, em estilo gótico, cuja sua origem remota ao final do século XIII, é uma das mais importantes de Firenze, não apenas por ser imensa, mas também por estar cheia de obras de arte, afrescos e belos vitrais. A fachada de mármore de carrara e mármore verde, bem como o campanário, embora também de inspiração gótica, datam de meados do século XIX. A Igreja Santa Croce é famosa por conter os túmulos de Maquiavel, Galileu, Michelangelo e, ainda, um memorial dedicado ao poeta Dante Alighieri.







Estátua de Dante Alighieri, situada ao lado esquerdo da Santa Croce.





Mais fotos...










































Mercato Nuovo, o chamado “mercado novo” de novo não tem nada: foi construído em meados do século XVI. É uma estrutura com belas colunas coríntias, que serve de abrigo ao mercado onde ainda hoje funcionam tendas que vendem de tudo.


















Arrivederci Firenze, depois das aulas de arte vivenciadas na prática em cada canto da cidade, posso sentir o peso da bagagem cultural que levo comigo por toda a vida.



Nenhum comentário:

Minha lista de blogs