terça-feira, 22 de junho de 2010

A energia de Padova




Saímos de Firenze rumo a Padova.



A paisagem continua linda.



Padova é uma cidade com muita energia.


Chegamos a um dos mais populares pontos de peregrinação da Itália: Padova onde está a Basílica de Santo Antônio de Pádua.




Padova é uma das cidades mais antigas do norte da Itália. Foi município romano. Sua história após a Antiguidade seguiu o mesmo curso da maioria das cidades do nordeste italiano: foi dominada pelos povos bárbaros, por Lombardos, por Veneza e finalmente pelo império Austro-Hungaro. A cidade possui uma densa rede de ruas com arcadas abrindo em praças comunais, e muitas pontes cruzando os vários canais do rio Bacchiglione.






Apesar de Santo Antônio ter rejeitado as riquezas terrenas, recebeu uma das mais luxuosas igrejas católicas já construídas. O túmulo do Santo fica no seu interior rodeado de cartões, fotos e agradecimentos por graças recebidas. Atrás do altar se encontram suas relíquias: a língua em perfeito estado, sua arcada dentária inferior completa, além do seu aparelho vocal, uma vez que ele foi conhecido pelo seu dom de oratória.






Lá também está em exposição uma réplica do Santo Sudário.





Padova é muito importante para o cristianismo pois ali viveu Santo Antônio de Pádua, o Santo era português ( Lisboa), mas passou ali os últimos anos de sua vida, tornando a cidade um centro mundial do cristianismo. A igreja foi construída entre 1232 e 1394. Apresenta estilo românico/gótico, com detalhes islâmicos/bizantinos. Conserva obras de Donatello, de Altichiero, e de Giusto Menabuoi.







Hoje a vida da cidade é voltada para o turismo religioso, os eventos culturais, a Universidade e pela famosa Fiera Campionaria ( centro de exposições) que com suas atividades realizadas o ano inteiro, tornou-se um dos pólos econômicos mais importantes do norte da Itália.









Arredores da Basílica de Santo Antônio de Padova, ruas com lojinhas de lembracinhas: medalhas, terços, imagens, etc..



Os fiéis levam as medalhas e imagens do santo de sua devoção.






Prato della Valle fica localizada no centro histórico de Padova. A praça foi construída no final do século XVIII. Embora o seu projeto original nunca tenha sido concluído, é uma praça monumental que impressiona todos os visitantes.











Prato della Valle tem 88 620 m2, é a maior praça da Europa. Foi concluída em 1775 tendo por finalidade o saneamento da cidade, reflete os ideais de urbanização iluministas. Em seu centro está uma ilha elíptica que é circundada por um pequeno canal. Este canal é rodeado por 84 estátuas de Padovanis famosos. No meio da ilha está a fonte. Prato della Valle é cercada por importantes edifícios históricos.






Outras fotos da praça.



























Nossa guia brasileira na Itália, Suelly. Ela mora há 15 anos na Itália e é casada com um italiano.
Foi uma guia incansável e alegre. Cuco/Cuco.




Mais estrada rumo a Veneza!!!


Nenhum comentário:

Minha lista de blogs